Arte criada para a imperial stout Mad Butcher da Suricato Ales, lançada no Festival Brasileiro da Cerveja em março de 2019. O briefing: sanguinolência artística inspirada pelo disco homônimo da banda alemã de trash metal, Destruction, para uma cerveja - ou bebida alcóolica mista gaseificada - com adição de canela, cacau, baunilha, carvalho e lactose. Além destas informações, algumas orientações: a arte será para rótulo/sleeve de latas de 500ml e deverá conter o famoso “furaco” suricático, presente em todos os rótulos da cervejaria que, em 2019, foi eleita a melhor cervejaria de pequeno porte do Brasil. 
Assim, ainda na fase de planejamento e estudo das marcas da cervejaria, surgiram dúvidas. Minha vontade inicial era sair de cara desenhando um suricato mas, no entanto, o suricato suricático da Suricato é a logomarca da cervejaria e ainda não havia sido posto à prova, em situações inusitadas. Compartilhei meu drama com os surigatos Marcos, Estevão e Pedrinho, que me deram carta branca para trabalhar. 
A partir daí alguns conceitos foram importantes para a criação do rótulo pois nem só da fama do Timão vivem os suricatos(me refiro ao Pumba, ok?). Me ocorreu daí a Ilha Carnívora do filme As Aventuras de Pi e seus milhares de suricatos. Sempre frenéticos, inquietos e em bandos. Referência crucial para pensar os suricatos em bando.
A cerveja você encontrará nas melhores lojas cervejeiras do país e também na Suricato Ales, aqui em Porto Alegre. Aliás, a cerveja, e seus quase 14% de volume alcóolico, está incrível. 
O rótulo demais desdobramentos gráficos você confere abaixo. Saúde!

mockup da lata

rótulo final aberto

arte para post em redes sociais

pôster A3

versão da ilustração para serigrafia em duas cores

o "furaco" suricático adaptado para avatar do untappd

ingredientes: canela, carvalho, lactose, baunilha e cacau

polêmica acerca da lactose na sua cerveja: sim, suricatos são mamíferos

um dos esboços onde, no lugar da canela havia café

estudo final antes da vetorização em Adobe Illustrator para chegar ao resultado gráfico desejado

o álbum Mad Butcher, da banda alemã de trash metal Destruction

Submit
Thank you!
Back to Top